Para que sua aula seja mais atrativa prepare-a de uma sequenciada. Para as crianças pequenas do infantil o interessante é contar a mesma história várias vezes, isso permite que elas elaborem a história e fixem-a para depois recontar.
Segue uma sugestão para a história: Chapeuzinho Vermelho.
- Conte a história sem recurso visual ou livro, peças que desenhem sobre a história.
-Num outro dia conte a história utilizando algum recurso visual, por exemplo o Avental da Chapeuzinho. Peça que desenhem novamente. Vc verá como o desenho estará mais elaborado, coloridoe bonito. É interessante variar tb os materiais, lápis, giz, guache, cola colorida, tinta caseira etc...
-Peça que recontem a história ( estimule a oralidade e não se preocupe com a sequencia exatada da história) estimule a imaginação e criatividade.
- Leia a história com o livro e mostre as figuras.
-Faça uma culinária : De ênfase a cesta da Chapeuzinho diga que ela levou esse delicioso Pão a vovó, prepare uma cesta ou mesa bem bonita. Fale sobre a higienização das mãos antes de preparar a receita e antes de comer. Se possível prepare junto com sua turminha. É possível tb trabalhar conceitos matemáticos.
Pão de Minuto (recheado com goiabada)
Ingredientes:
Massa: 3 xícaras de chá de farinha de trigo,2 colheres de sopa de fermento, 4 colheres de sopa de açúcar, 1 pitada de sal, 2 colheres de sopa de margarina, 1 ovo e 1 xícara de chá de leite.
Recheio: Goiabada
Preparo: Corte a goiabada em cubos médios; mais ou menos 10 unidades. Em uma vasilha, coloque todos os ingredientes. Trabalhe pouco a massa, o suficiente apenas para misturar os ingredientes. Caso ela fique pegajosa, acrescente um pouco mais de farinha.Retire porções de uma colher de sopa cheia de massa e faça bolotas com elas. Com o dedo indicador, faça um buraco e coloque um quadradinho de goiabada. Feche, formando a bolota novamente.Coloque os pãezinhos em uma forma untada com manteiga. Achate um pouco cada um com a palma da mão. Leve ao forno médio ( 180° ) .Obs: estes pãezinhos ficam bem clarinhos; não espere dourar por cima!
- O Produto final pode ser um teatro de fantoches, faça fantoches de papel ou dedoches para as crianças encenarem a história. Uma exposição com os desenhos para os familiares com um delicioso chá e pães e biscoitinhos também fica bem atrativo.
Peça que desenhem novamente e compare os primeiros dos últimos, veja como a turma se desenvolveu, na criatividade, oralidade, conceito matemático, raciocinio lógico e relacionamento interpessoal.
Depois comentem em meu blog como sua experiência.
Bjinhos, Mayra
Mayra, sou professora de uma sala do 2ºano e iniciei um trabalho com chapeuzinho vermelho vou aproveitar algumas sugestões e depois falo como foi.
ResponderExcluirAdorei seu blog!